Equo Espaço de Guaxupé precisa da sua ajuda - Gminas TV - Gminas TV

A Associação filantrópica “GABRIEL DA SILVA CARNEIRO” CENTRO DE EQUOTERAPIA E EQUITAÇÃO DE GUAXUPÉ, Equo Espaço, foi iniciado em 06/12/2015 com o intuito de contribuir para a reeducação e reabilitação de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais do município de Guaxupé e região.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação, social e equitação, buscando o desenvolvimento bio psicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. Prestamos atendimentos especializados em Equoterapia para 58 praticantes de diferentes indicações, como: síndrome de down, autismo, ataxia, paralisia cerebral, microcefalia, tetralogia de fallot, traumatismo crânio encefálico, acidente vascular encefálico, lesão medular, esclerose lateral amiotrófica, déficit de atenção, déficit de concentração, déficit de aprendizagem, alteração postural/ortopédica, deficiência visual/auditiva, deficiência intelectual, leucomalácia, peri-ventricular, prematuridade, dificuldade de socialização, deficiência intelectual.

O Equo Epaço presta atendimentos para instituições como: APAE de Guaxupé, APAE de Guaranésia, Casa da Criança de Guaxupé, Grupo GIRAFA – (Grupo de Integração, Reunião e Apoio as Famílias de Autista), praticantes das cidades de Guaxupé, Guaranésia, Juruaia, Tapiratiba, Muzambinho, Cabo Verde, Monte Belo, Santa Cruz da Prata, São Pedro da União, com idade entre 3 e 57 anos de idade, onde é oferecido o trabalho nas áreas de psicologia, fisioterapia, psicopedagogia, equitação.

VISÃO: Ser um Centro de Equoterapia e Equitação referência na geração de qualidade de vida para todos nossos assistidos em toda nossa região.

MISSÃO: Na presença do nosso criador, manter homem, animal e natureza em harmonia, utilizando a capacidade do ser humano e a tecnologia para superar limites e atender com qualidade.

VALORES: Respeito: pessoas, animais e natureza. Integridade, transparência, simplicidade, organização e a valorização do ser humano; Reciprocidade; Fé; Amor; Respeito; Aprendizado; Comprometimento e Solidariedade.

  • RECONHECIMENTO: Conselho Federal de Medicina – CFM (6 de Abril de 1997)
  • Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO (27 de Março de 2008)

FILIAÇÃO: Filiado à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), que nos caracteriza como preenchendo condições técnicas e administrativas para atendimento equoterápico.

INDICAÇÕES:

A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos:

  • Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas;
  • Seqüelas de traumas e cirurgias;
  • Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
  • Distúrbios de aprendizagem e linguagem;

Em nome de toda a família Equo Espaço venho agradecer pela parceria realizada, toda conquista alcançada até hoje, por nossa associação, se deve a presença de pessoas parceiras e solidarias.

E você também pode ajudar o projeto participando do leilão que acontecerá no dia 28 de julho na RC Lellões (próximo ao morro agudo). O evento terá seu início às 14 hs.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste site, sem autorização prévia por escrito dos responsáveis, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônico, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.