Docente e aluna do Campus Muzambinho desenvolvem portal que reúne dados de plantas medicinais e suas aplicações - Gminas TV - Gminas TV

A professora Helaine Barros de Oliveira leciona no IFSULDEMINAS há sete anos e tem como linha de pesquisa as plantas medicinais desde 2001. Seu mais recente projeto foi desenvolvido junto a sua orientada Milena Isabela da Silva, do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Campus Muzambinho. O projeto consiste na criação de um site sobre plantas medicinais que está acessível para a população em um site hospedado no portal do Instituto no endereço eletrônico: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/plantasmedicinais/.

O objetivo do projeto é conscientizar e informar à população sobre o uso racional de plantas medicinais. O site traz um catálogo de plantas medicinais já conhecidas da cultura popular e além de mostrar as indicações terapêuticas. O internauta também tem informações de como cultivar, melhor momento de colheita e modo de preparo dos fitoterápicos.

As informações obtidas para a realização do site e do aplicativo, que está sendo desenvolvido e será publicado na plataforma google play, foram coletadas por meio de projetos de pesquisas etnobotânicas com o resgate do conhecimento popular tradicional a respeito do uso terapêutico das espécies medicinais, seu modo de utilização e formas de cultivo, colheita e armazenamento das mesmas.

Professora Helaine Barros de Oliveira (esq.) pesquisa plantas medicinais desde 2001. A docente e a aluna Milena Isabela da Silva(dir.) desenvolveram um site sobre as aplicações e preparo de plantas medicinais.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste site, sem autorização prévia por escrito dos responsáveis, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônico, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.