Associação de catadores de recicláveis fecha parceria com Tetra Pak - Gminas TV - Gminas TV

Com apoio da Prefeitura, ação visa reciclagem de embalagens longa vida

Coleta seletiva

Na última sexta-feira , 11 de agosto, representantes da Tetra Pak , empresa líder mundial de embalagens longa vida, estiveram em Guaxupé e fecharam uma parceria com a entidade local Associação Vida Nova de Catadores de Materiais Recicláveis. A partir de agora, a Tetra Pak vai comprar as embalagens longa vida (de leite, sucos, etc.) diretamente da Associação. O valor arrecadado será dividido entre os catadores pertencentes à Vida Nova.

Além de preservar o meio ambiente, o trabalho da Tetra Pak visa o aproveitamento das embalagens usadas como matéria prima de diversos itens. “As fibras de papel recicladas podem se transformarem em caixas de papelão, tubetes, chapas, palmilhas, produtos em polpa moldada, entre outros”, disse Rafaela Soares, diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Guaxupé.

O polietileno e o alumínio separados na indústria de papel são destinados à fabricação de placas e telhas para a construção civil. Outra alterna

tiva é a extrusão e granulação desse material para a confecção de inúmeros itens, como canetas, vassouras etc. O polietileno e o alumínio também podem ser submetidos à separação térmica. Com essa tecnologia, o polietileno é transformado em parafina, usado como combustível ou aditivo em lubrificantes e detergentes. Já o alumínio é recuperado na forma de pó ou lingotes de alta pureza, retornando para a indústria de fundição.

 

Apoio da População

Além de caixas longa vida, a Associação Vida Nova recebe ainda outros tipos de materiais (papelão, papel, plásticos, metais, vidros) e retira, quando há volumes maiores, diretamente nas residências dos solicitantes.

Os interessados que quiserem contribuir com o projeto devem separar os materiais e destinarem o material para a Associação Vida Nova, que fica localizada na Rua Raposo Tavares, nº 556 – Recreio dos Bandeirantes, ou ligar no telefone (35) 99835-5151.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente ou pelo telefone 3551-8007.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste site, sem autorização prévia por escrito dos responsáveis, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônico, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.