Novo mutirão de pequenas cirurgias atendeu mais de 150 pessoas em Guaxupé (MG) - Gminas TV - Gminas TV

Trabalho é realizado em parceria entre Prefeitura com a Universidade Federal de Minas Gerais

 

Equipe responsável pelo mutirão de pequenas cirurgias

Pela segunda vez Guaxupé recebeu quase 30 alunos do curso de medicina da UFMG em uma parceria inédita com a Prefeitura. Os atendimentos que aconteceram no Centro de Diagnóstico Enfermeiro Pio Damião no sábado e domingo, 03 e 04 de junho, contaram com mais de 150 procedimentos realizados, tudo acompanhado pelos professores cirurgiões, coordenadoria do projeto “Liga de Cirurgias” e equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Elina Costa, esta parceria entre Prefeitura e Universidade deu certo e tem gerado excelentes resultados: “Esta é a segunda vez neste ano que recebemos os estudantes de medicina da UFMG em nossa cidade. Com a realização de mais de 150 procedimentos, como foi desta última vez, praticamente zeramos a fila de pequenas cirurgias. Os pacientes que foram atendidos em março deste ano apresentaram excelentes resultados de recuperação. Isso mostra a qualidade dos procedimentos”, falou.

Para a coordenadora do projeto, Dra. Beatriz Deotti, esta parceria entre Prefeitura e Universidade, é uma ação em que todos ganham: “Não podemos ficar restritos somente em nossa região na grande Belo Horizonte. Temos que expandir nossos atendimentos e colaborar com cidades que nos dão esta oportunidade, como é o caso de Guaxupé. Desde o início fomos bem recebidos e as condições que aqui nos são dadas, permitem o atendimento de um número expressivo de pacientes. Todos ganham! A Prefeitura por conseguir realizar as pequenas cirurgias e atender uma demanda, os alunos e Universidade por experiência e os pacientes, os quais atendemos com tanto carinho”, explicou.

O prefeito que assim como no primeiro mutirão, fez questão de acompanhar os trabalhos desta turma, falou sobre a parceria, especialmente pela dedicação dos universitários e o comprometimento que todos tem pela saúde: “Devo agradecer todos os professores e alunos, os residentes, a equipe do Centro de Diagnóstico Pio Damião, especialmente a Lara Minchillo, que foi a idealizadora desta parceria. Posso ver o quanto são dedicados à saúde de um modo geral. Pessoas que não medem esforços para a realização destas pequenas cirurgias. Estão dispostos a atender os pacientes, através de seus conhecimentos, com a supervisão e orientação dos professores cirurgiões e médicos residentes”, disse Jarbinhas.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste site, sem autorização prévia por escrito dos responsáveis, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônico, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.