MP defende a tese de que "morto não tem vontade" e apura doação de 20 mil reais a prefeito reeleito de Guaxupé - Gminas TV - Gminas TV

MINI: Política

O Promotor Eleitoral da Comarca de Guaxupé (MG) Thalles Tácito afirma que para o MP, a doação foi  feita de maneira irregular

No dia 2 de Outubro aconteceram as eleições municipais por todo território nacional e um fato que chamou a atenção dos brasileiros foi o surgimento expressivo de doações feitas através do CPF de pessoas já falecidas. Segundo o MP Estadual, este fenômeno do “além” foi ocasionado por conta da Ação Direta de Inconstitucionalidade do Supremo Tribunal Federal que proíbe doações de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais.

Em Guaxupé, município mineiro, o fato que chamou a atenção da mídia nacional foi à doação de 20 mil reais feita através do CPF do senhor Orostrato Olavo Silva Barbosa, falecido em 2012 e conhecido nacionalmente como ”O Rei do Leite”, para a conta de campanha do Prefeito reeleito Jarbas Corrêa Filho. A denúncia foi feita no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais no dia 24 de setembro e os dados do denunciante permanecem sob sigilo judicial. Mas segundo o advogado e representante legal da coligação do Prefeito Jarbas Corrêa Filho, a doação foi efetuada dentro da legalidade como determina a lei.

Ainda segundo o advogado Newton Moura, o dinheiro saiu do espólio do falecido, ou seja, do conjunto de bens que formam o patrimônio de Olavo Barbosa ainda a ser partilhado no inventário entre os herdeiros.

Mas o argumento do advogado, no entanto, não convence o promotor de Justiça Thalles Tácito. Ainda segundo o promotor, a ação só pode ser ajuizada depois da diplomação, que ocorre no mês de dezembro deste ano. Logo após, ele terá 15 dias para levar o caso à Justiça Eleitoral. Veja a matéria completa no vídeo acima. Click e Assista.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste site, sem autorização prévia por escrito dos responsáveis, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônico, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.