Diocese de Guaxupé (MG) promove lançamento da 10ª Semana da Família - Gminas TV - Gminas TV

No dia 4 de agosto, a Diocese de Guaxupé promoveu coletiva de imprensa para o lançamento da 10ª Semana da Família, no Centro Universitário de Guaxupé (Unifeg). Com a presença do bispo, dom José Lanza, do padre Sidney Carvalho e do reitor da instituição, professor doutor Reginaldo Arthus. Os alunos da  Faculdade Aberta da Terceira Idade e dos cursos de Pedagogia e Serviço Social também participaram do evento.

O objetivo da Igreja Católica é divulgar a Semana da Família, que ocorre de 14 a 21 de agosto em todas as paróquias da região. A iniciativa visa ao fortalecimento do vínculo afetivo e à ampliação da reflexão do assunto nas comunidades. O tema tratado neste ano é “Família: seja o rosto da misericórdia”, com o lema “Vai e faze da mesma maneira” (Lc 10, 37).

Durante a coletiva, o bispo apresentou a temática deste ano, juntamente com alguns apontamentos da exortação apostólica do papa Francisco sobre a Família (Amoris Laetitia), além da análise pastoral sobre as novas configurações familiares. “A inspiração trazida pelo Ano da Misericórdia nos indica o pulsar do coração de Deus na vida das famílias e, a partir dessa experiência, precisamos acolher aquelas mais fragilizadas e marcadas pelas dores do nosso tempo”, afirmou dom Lanza.

Desde 2007, a diocese estruturou um setor responsável para cuidar especificamente das famílias. O trabalho que conta com a participação de sacerdotes e casais é uma instância responsável por animar os trabalhos referentes a essa dimensão eclesial e social, auxiliando pastorais e movimentos que atuam na área.

Coordenador da equipe de elaboração do subsídio que será usado pelas comunidades, padre Sidney indicou as famílias como locais privilegiados para a transformação da sociedade. “A família é o lugar onde os pequenos sinais podem brotar, por isso a família deve gerar e ter misericórdia”.

O reitor do Unifeg, em sua fala, elogiou a postura do papa Francisco em defender valores sólidos preservados pela instituição familiar. “A família inspira, dá coragem, lá é onde todos podem experimentar o perdão e a acolhida sincera”.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste site, sem autorização prévia por escrito dos responsáveis, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônico, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.