Rio Canoas, que abastece Mococa, recebe doação de 900 mudas para proteção de sua nascente - Gminas TV - Gminas TV

Plantas nativas e frutíferas foram doadas pelo Núcleo de Educação Ambiental da Cooxupé; Presidente da cooperativa destaca: “É preciso respeitar o meio ambiente”

mini coxupe

Conscientização ambiental: estudantes de Mococa participam do plantio para a proteção da nascente do Canoas

A nascente do Rio Canoas, responsável por abastecer o município paulista de Mococa e que está a 800 metros do nível do mar, recebeu em novembro a doação de 900 mudas de espécies nativas e frutíferas para fortalecer a proteção do olho-d’água, que foi descoberta por um grupo ecológico há oito anos, em uma propriedade rural na cidade de Guaranésia, no sul mineiro. A doação das plantas foi feita pelo Núcleo de Educação Ambiental da Cooxupé, cooperativa de cafeicultores com sede instalada em Guaxupé.

O plantio das mudas ocorreu em uma área de dois hectares, contando com a participação de alunos e instituições defensoras do meio ambiente. “A área que antes era destinada à pastagem recebeu a plantação de 1.500 árvores ao longo dos últimos cinco anos. Depois deste trabalho percebemos que a água já aumentou na nascente”, afirmou o proprietário do sítio onde está a mina, Roberto Cleber Cunha Carvalho.

Valéria Moreira Passoni Cordon, gerente administrativo e comercial da Sabesp de Mococa falou sobre a preocupação por conta da estiagem e parabenizou a iniciativa em Guaranésia. “Essa ação de reflorestamento e recomposição da mata ciliar é fundamental para manter o rio vivo”, destacou.

O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa enfatizou a necessidade de preservar o meio ambiente. “Ações que sejam para defender a natureza e o ser humano terão sempre o apoio da cooperativa”, disse. Somente neste ano, o NEA já doou cerca de 20 mil mudas de 130 espécies para cafeicultores cooperados e instituições para fins de reflorestamento e recuperação de APPs. O Núcleo mantém um viveiro com capacidade para 60 mil mudas.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste site, sem autorização prévia por escrito dos responsáveis, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônico, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.