Governo Federal não libera vacina antirábica para cães e gatos - Gminas TV - Gminas TV

vacinaA campanha de vacinação antirrábica animal está suspensa nos 853 municípios mineiros, bem como em Guaxupé e não há previsão de quando a imunização estará disponível. O Ministério da Saúde, do Governo Federal, responsável pela compra e distribuição das doses para os estados da federação, informou que o laboratório fornecedor não teve condições de atender a demanda e, por isso, foi necessário alterar o cronograma de entrega do produto. Em Minas, mais de 3,3 milhões de cães e gatos podem ficar sem imunização este ano, o que aumenta o risco de contágio também das pessoas.

No ano passado, 2,9 milhões de cães e mais de 408 mil gatos foram imunizados em Minas. A população canina teve cobertura vacinal de 96% e a felina, de 97%. Em Guaxupé, a campanha deste ano estava prevista para setembro, mas a expectativa do Ministério é que os estoques sejam regularizados somente a partir de novembro, mas sem data definida. As doses serão distribuídas nos estados de acordo com os critérios epidemiológicos, mantendo a prioridade para locais com risco iminente de transmissão da raiva canina e felina e áreas de difícil acesso da Região Amazônica e de fronteiras com Bolívia e Paraguai.

EM 2013, 7.828 animais entre gatos e cães foram vacinados em Guaxupé.

“Vacinamos 4.554 cães na zona urbana e 2.284 na zona rural. Já o número de gatos foi bem menor. Na zona urbana vacinamos 387 e na zona rural 603”, falou Marcelo Pedroza, diretor da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Guaxupé.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste site, sem autorização prévia por escrito dos responsáveis, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônico, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.